Sub-Regiões e Reunião de Comissários Internacionais

Na última Conferência Escoteira Interamericana, realizada no Panamá entre os dias 15 a 19 de agosto de 2010, foi aprovada a “Resolução 10-05 – Sub-Regiões” com o seguinte texto:

“10-05 SUB-REGIÕES

CONSIDERANDO:

  1. O extenso território que compreende nossa Região e a grande quantidade de Organizações Escoteiras Nacionais que fazem parte, bem como as dificuldades de comunicação direta e os custos que elas geram;
  2. A necessidade manifesta por diversas Organizações Escoteiras Nacionais ao Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana sobre acompanhamento e apoio mais direto às associações;
  3. Que, em cumprimento do Artigo 31, incisos d e f, são funções do Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana, assessorar e prestar assistência técnica às organizações membro e identificar e formar líderes a nível regional e nacional em consulta com as organizações membro;

A CONFERÊNCIA ESCOTEIRA INTERAMERICANA RECOMENDA:

Que o Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana estude a viabilidade de formar sub-regiões operacionais que ajudem a alcançar melhores resultados, analisando também a possibilidade de designar um executivo a cada uma das sub-regiões operacionais que apóie às Organizações Escoteiras Nacionais que façam parte de tais sub-regiões.”

Após a Conferência, o Escritório Escoteiro Mundial – Região Interamericana definiu pela formação de 4 Sub-Regiões: América Central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), Caribe (Curaçao, Aruba, Trinidad e Tobago, Suriname, Guiana, Bermudas, Barbados, Bahamas, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lucia e São Vicente & Granadinas), Sul-1 (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) e Sul-2 (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai).

Antes de continuar faço uma parada para uma nota. Sou absolutamente contra a nossa Sub-Região se chamar “Sul-2”. Por vários motivos:

1-   A idéia de termos um Sul-1 e um Sul-2 gera uma competitividade e dá a impressão que Sul-1 é melhor do que Sul-2.

2-   Pelo nosso posicionamento no mapa, faz muito mais sentido que nós sejamos apenas “Sul” ou “Cone Sul”, e a outra Sub-Região deveria se chamar “Andina” ou “Bolivariana”.

3-   Por fim, se tivermos mesmo que ter dois “números”, o lógico é começar a contar pelo “Sul”, e não pelo Panamá. Ou seja, nossa Sub Região é a que deveria ser “Sul 1”.

Eu já fiz essa reclamação ao nosso Diretor Regional ao vivo e agora farei por escrito. Espero que possamos modificar essa denominação. Bom, passado o “momento não gostei da decisão tomada”, voltemos ao que interessa (e eu vou chamando nossa Sub-Região de “Cone Sul”).

Nossa Sub-Região e a Sub-Região do Caribe, foram as primeiras Sub-Regiões a terem executivos designados. O executivo da Sub-Região do Caribe é o Ronald Richardson e o da nossa Sub-Região é o Héctor “Pato” Carrer, já conhecido da nossa associação.

Nos dias 23 e 24 de setembro, foi feita a primeira reunião de trabalho sub-regional em Montevidéu, Uruguai, envolvendo a área de Métodos Educativos. Participaram as associações escoteiras da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Representando os Escoteiros do Brasil nessa reunião, participaram Alessandro Vieira, Theodomiro Rodrigues e Luiz Cesar “Miro” Horn na reunião de programa educativo e Antonio Cesar Oliveira, Carmen Barreira e Megumi Tokudome na reunião de gestão de adultos.

Paralelamente a essa reunião, e aproveitando a infra-estrutura já preparada, realizamos a primeira reunião de Comissários Internacionais do Cone Sul. Nessa reunião, participaram Laura Salinas, Alejandra Chávez e Sebastián Moraes, respectivamente, Comissários Internacionais da Argentina, Paraguai e Uruguai, e eu pelo Brasil.

Participantes das reuniões em Montevidéu

A reunião foi importantíssima para tratarmos de uma série de assuntos que vão desde as atividades realizadas por nossos grupos em área de fronteira, até temas de política regional e mundial.

Entre todos os pontos que discutimos no final de semana, destaco 3 como sendo os principais:

– Vamos criar um procedimento único para realização de atividades entre grupos escoteiros de países diferentes das 4 associações, de modo a facilitar e agilizar o sistema de autorizações e relatórios.

– Aumentar a cooperação entre as associações, não só com relação a programa e gestão de adultos, mas também com desenvolvimento institucional, comunicação e redes de jovens, bem como promover os eventos regionais que estão sendo organizados (Conferência Interamericana na Argentina e Moot Interamericano no Brasil).

– Organização, em 2012, de uma reunião de Equipes Internacionais, para capacitação dos membros das equipes, novos comissários internacionais e aumentar a cooperação entre todos. A Região Européia organiza uma reunião similar, a cada três anos, que eles chamam de “International Commissioners Forum”. Eu já conversei inclusive com o Craig Turpie, atual presidente do Comitê Europeu, que me enviou toda a programação do último evento deles para termos uma idéia.

Em resumo, o final de semana em Montevidéu foi super produtivo e com certeza vamos ter uma maior integração entre as associações daqui pra frente, a começar pela nossa participação no Jamboree Nacional da Argentina, em janeiro de 2012!

Comissários Internacionais do Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai

Ah! Não posso deixar de agradecer mais uma vez à toda a turma do Movimiento Scout del Uruguay pela brilhante hospitalidade e a deliciosa parrillada do sábado (só de lembrar já me dá fome de novo hehe)!!!

Parrillada sendo preparada

Esse post foi publicado em Scouts e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s