Bandas Escoteiras

Há tempos gostaria de fazer esse post sobre Bandas Escoteiras, mas precisava arranjar um pouquinho de tempo.

E é claro que não posso falar em Bandas Escoteiras sem falar no Trio Irakitam. O Trio Irakitan, para quem não conhece é um conjunto vocal e instrumental, criado em 1950 por Edison Reis de França, Edinho, Paulo Gilvan Duarte Bezerril (conhecido no meio artístico como Paulo Gilvan), e por João da Costa Neto, o Joãozinho.

O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, que significa pedra verde em tupi-guarani. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou numa linguagem poética, doce esperança.

Em 23 de abril de 1960, lançaram o LP “Sempre Alerta”, hoje uma raridade, com canções tradicionais escoteiras. As músicas que estavam nesse LP eram:

Trio Irakitan - Capa do LP Sempre Alerta

01. Alerta (Benevenuto Cellini dos Santos)
02. A Árvore da Montanha (Tradicional / Adpt. Padre Leopoldo Van Liempt)
03. Hino do Ajuri Nacional (João Ribeiro dos Santos)
04. O Cuco (Tradicional / Vrs. Léo Borges Fortes)
05. O Mar Estava Sereno (Tradicional / Vrs. Orestes Pero)
06. Guingangule (Tradicional)
07. Espírito de B P (Tradicional / Vrs. João Ribeiro dos Santos)
08. Rataplan do Mar (Benevenuto Cellini dos Santos)
09. Canção da Alvorada (João Ribeiro dos Santos)
10. Quebra Coco (Tradicional)
11. Acorda Escoteiro Acorda (Tradicional)
12. Stodola (Tradicional / Vrs. João Ribeiro dos Santos)
13. Polenta (Tradicional / Vrs. João Ribeiro dos Santos)
14. Canção da Despedida (Auld Lang Syne) (Tradicional / Vrs. João Ribeiro dos Santos)

Ou seja, a maioria das canções escoteiras que conhecemos (e as versões que cantamos) é graças ao Trio Irakitan.

E praticamente durante 50 anos ficamos ouvindo só as versões do Trio Irakitan aqui no Brasil. E aquilo que tinha sido inovador naquela época hoje em dia já não era mais tão “jovem” assim.

Em 2009, surge no Brasil a Banda Rataplan, que muitos de vocês já conhecem ou ouviram por aí. A receita do sucesso é simples! Como podemos ver no próprio site da banda: “A idéia de formar a banda surgiu em janeiro de 2009 durante o IV Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu, quando Cesar Wild que participava da abertura do evento percebeu a necessidade de criar músicas escoteiras com uma cara jovem e inovadora para dar maior valor e identidade para os membros juvenis do movimento. Afinal de contas as tradicionais canções escoteiras são belíssimas e tem imenso valor histórico, mas já se tornaram repetitivas e um tanto ultrapassadas.”

O nome da banda foi escolhido para homenagear o Hino Alerta, também conhecido por: “Rataplan do Arrebol”. Assim sendo tornou-se Banda Rataplan, e seus membros os “Rataplans”.

 

Além da Banda Rataplan, hoje no Brasil também temos o projeto As Canções do Fogo Azul, que traz uma série de canções originais do escotista Roger Lobato.

 

Uma das Bandas Escoteiras que eu mais gosto é a banda mexicana Nudo. O seu primeiro album “Canciones sin utensilios” é um verdadeiro sucesso, não só no México, mas em toda a América Latina. Formada em 2008, a banda tem em seu repertório canções que também são conhecidas por aqui, como “Avançam as Patrulhas”, mas também uma série de canções próprias como “Yo soy scout”.

 

Na Argentina, também existe uma banda muito conhecida por lá chamada Los Dinosaurios, formada, como o próprio nome sugere, por “Dinossauros dos Escotismo”. Conheci essa banda em 2010, quando participei do Encontro Regional de Comunicação em Buenos Aires. Lembrando um pouco uma “banda de formatura”, o show deles no encontro foi bem divertido e aqui vocês podem ver um poquinho como foi.

 

Por fim, gostaria de comentar duas outras experiências internacionais. O EEAS e o Girl Scouts Rock!

EEAS 2011 que será realizado em Oaxaca

O EEAS (Encuentro de Expresión y Arte Scout), é um evento dos escoteiros mexicanos e, como seu próprio nome diz, é um encontro de expressão e arte escoteira. No EEAS, montam-se stands com diferentes atividades para que os participantes mostrem diferentes tipos de expressão artística. Os “stands” ou “oficinas” são: Festival da Canção, Expressão Literária, Expressão Tecnológica, Expressão Plástica, Coleções Escoteiras, Expressão Gastronômica, Filatelia, Expressão Corporal, Xadrez, Campismo, Artesanatos Escoteiros, Danças e Expressão Multimídia. Ou seja, um evento para todos os gostos!

O EEAS a ser realizado na década de 80, com 30 participantes na sua primeira edição e na edição de 2008, por exemplo, teve a participação de 10.000 (isso mesmo, dez mil) escoteiros.

 

O Girl Scouts Rock! é uma parceria das Girl Guides (Bandeirates) Americanas com a fabricante de instrumentos musicais Roland e oferece a meninas de 8 a 14 anos a experiência de tocarem músicas populares com instrumentos musicais modernos. Cada evento começa com uma apresentação da The Rockin’ Roland Girls Band e segue com uma série de atividades onde as jovens são incentivadas a explorar e desenvolver suas habilidades musicais.

 

Acredito que precisamos de mais iniciativas assim aqui pelo Brasil, para termos mais Bandas Rataplan, mais Nudos, e mais Dinosaurios por aqui. Quem sabe você não pode começar organizando um concurso de Bandas Escoteiras no seu Distrito ou na sua Região!!!

E se você souber de alguma outra iniciativa, ou de alguma outra Banda Escoteira, me avise que eu divulgo no Blog!

Tem Facebook? Quer saber um pouco mais sobre cada um? Veja aqui:

Banda Rataplan

As Canções do Fodo Azul

Nudo

Los Dinosaurios Rock Scout

Esse post foi publicado em Scouts e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Bandas Escoteiras

  1. @hmessias disse:

    Tem o Coral Pio XI de Campinas…formado a muitos anos atrás por um Clã Pioneiro e que tem em seu repertório muitas canções escoteiras… http://www.youtube.com/watch?v=ymJpHxLntpI

  2. Lia disse:

    Muito bom!
    Sou fã de Nudo desde o Jampan….
    O Bororos promove todos os anos o Boroarte, festival cultural que mobiliza o Grupo e o Núcleo e tem diversas categorias.
    No Boroarte de 94 rolaram várias músicas legais.. que depois foram gravadas em fita cassete por alguns sêniors (um deles foi o Macalé, do Barbatuques) e até hoje algumas músicas são cantadas. E senão me engano houve um projeto para gravar as músicas em um estúdio, mas não sei que fim levou…

    1000 beijos

  3. bandarataplan disse:

    Post muito bom e extremamente informativo para quem está por fora do cenário musical escoteiro! Parabéns Ricardo por este ótimo trabalho!

    Um grande abraço;
    Cesar Wild
    Banda Rataplan

  4. Luciana Timoszczuk disse:

    Muito bom o post.
    Devidamente anotado o nome de todas as bandas e devidamente repassado a todos os jovens do meu G.E.
    Acabei tendo a idéia de fazer um concurso de bandas, ou algo cultural na minha área.
    Vou amadurecer a idéia…
    Parabéns!!!

  5. luiz Carlos disse:

    Olá Ricardo,
    Muito boa a matéria, não dá pra se ir a um Jamboree Nacional e emquanto se espera a cerimonia de abertura ficar escutando “Creu”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s