Um final de semana com muito Escotismo na Espanha

Na Espanha, não existe apenas uma Associação Nacional Escoteira, ao contrário do Brasil. A Organização Nacional Escoteira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro é a FEE – Federación de Escultismo en España (de acordo com a constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, só pode existir uma Organização Nacional Escoteira por país).

A FEE, por sua vez, é formada por duas associações. O Movimiento Scout Católico (MSC) e a Federación de Asociaciones de Scouts de España (ASDE).

O MSC é a federação das 15 associações escoteiras confessionais do Estado espanhol. Hoje, o MSC tem 37.000 crianças, jovens e adultos em mais de 600 grupos escoteiros por toda a Espanha.

A ASDE também é uma federação e não está associada a nenhuma religião específica, contando com 35.000 associados distribuídos por todo o território espanhol.

Nota: apenas para efeitos de comparação, a Espanha tem uma população de aproximandamento 46 milhões de habitantes.

A FEE ainda tem uma entidade associada, a Federació Catalana d’Escoltisme I Guiatge (FCEG), a organização territorial que agrupa todo o escotismo e o bandeirantismo na Catalunha.

Esse final de semana foi muito especial, pois pude participar de um evento do MSC no sábado e de um evento da ASDE no domingo!

Os 50 anos do MSC

No sábado, fui convidado a participar das Comemorações dos 50 anos do MSC. O evento foi organizado dentro ao que seria equivalente ao Congresso Nacional Escoteiro deles, e ocorriam dois eventos paralelos. Em um, o encontro de todas as pessoas envolvidas na estrutura da organização (Conselho Federal, Comissões Nacionais, etc). No outro evento, ocorreu o Encontro de Responsáveis, onde foram discutidos pontos essenciais do Programa de Jovens com representantes da base, escotistas de cada grupo escoteiros para discutir possíveis atualizações no texto da Lei e Promessa. Clicando aqui, vocês poderão obter o documento que foi discutido, com as atualizações propostas. O fruto desses grupos de discussão seria levado para votação no dia seguinte (domingo). Assim que tiver mais informações sobre isso, publicarei aqui no Blog. Mas realmente fiquei impressionado com a importância que se dá à base por aqui! Vejam o que está escrito na página de programa de jovens do MSC: “¿Quién mejor que los responsables de grupo para desencadenar esta revolución? No se trata de romper con todo, ni tampoco de pintar de rosa sobre viejas capas de pintura, se trata de ver dónde hay que rascar y dar imprimación y de ver dónde lo que tenemos sigue funcionando bien a pesar del paso del tiempo. Pero eso hay que decidirlo entre todos.”

50 anos de MSC - Educando para a vida

A estrutura do local foi super simples, mas atendia muito bem as necessidades do evento! Uma casa de retiro chamada La Casa de Ejercícios Cristo Rey, a 50 minutos de ônibus de linha de Madrid.  Com quartos para todos os participantes e grandes tendas de campanha armadas do lado de fora para abrigar os grupos de discussão.

Grupo de discussão em uma tenda de campanha

O almoço do Sábado, um belo “cozido madrilenho” foi preparado por uma equipe de voluntários do Grupo Scout Amorós. Após a comida, teve início a celebração, que teve início com o cantor Migueli. Cantando músicas escoteiras de uma maneira muito divertida e animada.  Em seguida, um vídeo com Lobinhos, no mesmo estilo da idéia original da Conferência Européia realizada na Bélgica e replicada na Conferência Mundial de Curitiba, fez todo mundo dar muita risada ao descobrirmos que, segundo os lobinhos, a atual presidente do MSC, Noelia Palacios vivia em um castelo (esse vídeo ainda não está disponível mas, assim que estiver, publicarei)!

Um momento emocionante foi quando os ex-presidentes do MSC foram chamados ao palco e exibido um vídeo sobre os 50 anos de atividades.

Além de mim, que estava representando os Escoteiros do Brasil (e também acabei representando e falando em nome de toda a Região Interamericana), estavam presentes Craig Turpie, Presidente do Comitê Europeu, o capelão europeu da CICE, Padre Rui Silva, membros do Corpo Nacional de Escutas – CNE, a associação católica de Portugal, AISG-España (Amistad Internacional Scout y Guia), e Les Scouts- Féderation Catholique des Scouts Baden-Powell de Belgique (FSC).

Após o ato de celebração, comemos o bolo de aniversário e, em seguida, foi celebrada uma missa católica.

Missa católica, conduzida por padres escoteiros

Ao final da missa, agradeci e disse algumas palavrinhas em nome da UEB e da Região Interamericana e entreguei uma lembrancinha ao MSC - Quem recebeu foi o Elías Py, Comissário Internacional

A noite também foi divertidíssima! Em todas os “Congressos Nacionais” deles, eles realizam a “Cena de los Pueblos”, onde cada região deveria trazer suas comidas e bebidas típicas, além dos participantes usarem trajes típicos de cada uma de suas regiões. Foi um festival de vinhos, jamón, camarões, queijos, etc… Uma excelente (e econômica) idéia para os nossos CNEs.

Mesa do pessoal de Castilla y León

Com Noelia Palacios, Presidente do MSC

Domingo: comemorando São Jorge com os jovens da ASDE

Comemorar São Jorge com um grande acampamento regional já é uma tradição dos últimos 8 anos seguidos entre os escoteiros de Madrid. E esse ano não foi diferente.

O acampamento foi realizado na cidade de El Escorial, a 50 minutos de trem de Madrid, e reuniu mais de 500 participantes, de castores (sim, aqui na Espanha – e nas duas associações – existem castores) a pioneiros, incluindo os escotistas.

Jovens em atividade com o Monastério de El Escorial ao fundo

A estrutura do acampamento, por ser de um final de semana é bem simples, e o custo também bem baixo. O local é público (e o mesmo de todos os anos) e não há custos sobre isso. As atividades são desenvolvidas por ramo e, também por uma questão de custos, não há alimentação centralizada. Como é só um final de semana, leva-se sanduíches e outras comidas rápidas e simples. Resultado disso: uma atividade a um custo de 9 euros. Sim! 9 euros, que cobriu transporte e material!

Foi muito gostoso estar em um evento com jovens, sentindo onde o escotismo realmente acontece. E é claro que para os jovens, principalmente castores e lobinhos, é incrível conhecerem alguém de outro país. Responder perguntas sobre o meu próprio grupo escoteiro, piranhas e o filme RIO foi, sem dúvida muito divertido. Além disso, descobri que sou ótimo em ensinar “como colocar a mochila nas costas” para castores e lobinhos. Já tenho emprego quando deixar de ser Comissário Internacional!

Castores, escotistas e as novas polos, substitutas do tradicional uniforme

Ah! Um outro ponto interessante sobre a ASDE. Pelo fato de usarem uniforme, e a Ditadura Franquista ter sido algo muito forte aqui na Espanha, frequentemente eles eram confundidos com ativistas de extrema direita. Em função disso, no ano passado, eles decidiram mudar o tradicional uniforme por uma simples camisa pólo! E a aceitação foi excelente.

Agradeço à Elena Posada pelo convite, pois realmente foi muito divertido o meu domingo.

Ramo Escoteiro discutindo os objetivos de desenvolvimento do milênio

Esse post foi publicado em Scouts e marcado , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Um final de semana com muito Escotismo na Espanha

  1. Gabriel Rodrigues disse:

    baah o mais legal foi ver como as atividade sao simples e baratas

    tanto o acampamento de 9euros, como o congresso nacional

    o que importa é o que é discutido mesmo…

  2. Luciana Timoszczuk disse:

    O que achei mais interessante do post é que eles conseguem fazer um evento barato sem ninguém reclamar. Aqui no Brasil o pessoal quer um acamp por 5 reais, e quer 5 estrelas.
    Mas o mais bonitinho são os padres de lenço!!!
    E um item a ressaltar, que lugar lindo de acampamento.
    Fotos lindas, parabéns!

  3. gabriel disse:

    Será que há p Livro da Jangal em Catalão?? Verifica para mim.
    Gabriel

  4. KUMA disse:

    Fantastica experiência. É como se nós estivessemos presenciando ao vivo. Eu e a Cristina (esposa) não perdemos essas experiencias quando estamos de viagem em algum outro pais ou estado

    Kuma

  5. Marco disse:

    Legal essa atualização de terminologia da Lei e Promessa, gostei.
    Marco Ikki

  6. Altamiro Vilhena disse:

    Muito bacana. Talvez devessemos aprender um pouco da simplicidade com eles. Nossos congressos e assembléias são sempre tão caros…

  7. Pingback: A visão dos Lobinhos | Ricardo Stuber

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s