CNE 2011 – Um bate e volta em Brasília

Apesar de não ter sido uma decisão muito “sana” passar o final de semana no Brasil só pelo Congresso Nacional Escoteiro (infelizmente acabei nem encontrando meus pais), não me arrependo da decisão (nem dos custos envolvidos).

Esse Congresso foi muito positivo em vários aspectos e também serviu para nunca nos esquecermos do nosso ideal, daquilo que sempre lutamos enquanto jovens. Pelo fato de ser Comissário Internacional, tomei a decisão de não apoiar nenhum candidato, seja pessoalmente, seja através de qualquer mídia social (twitter, facebook, blogs, etc). E acredito que foi a decisão mais acertada!

Depois de uma cansativa viagem (Madrid-Guarulhos-Brasília), aluguei um carro e fui direto para o Fórum Nacional de Jovens Líderes. A idéia do “Tunel do Tempo”, idealizada pelo Felipe de Paulo, pela Cris Ritt, pela Fernanda Vogtt e pelo Rafael Raizer foi excelente. A experiência foi muito legal… E vendo todas as pessoas que estavam ali, podemos afirmar que a Rede Nacional de Jovens Líderes deu e dá certo!

Uma pena que, de lá, já fui correndo para a casa do meu irmão Marcio Albuquerque, onde já estava acontecendo a reunião da DEN. Após a reunião, um ótimo almoço preparado pelo Márcio e reunião do CAN.

Lá, tive a oportunidade de apresentar os resultados politicos da Conferência Mundial Escoteira, realizada em Curitiba em Janeiro. Confesso que fiquei muito feliz quando o Representante da Região Sudeste, Fred Santos, disse que, desde que ele nunca havia participado de uma reunião do CAN onde um relatório tão detalhado tivesse sido apresentado. Apresentando o relatório com detalhes, ganhamos todos e, principalmente, a nossa instituição, pois tem um CAN antenado às decisões tomadas no nível mundial. Em seguida, foi a vez do Rafael Macedo e eu apresentarmos nossas primeiras impressões da visita aos Estados Unidos (as minhas preliminares estão em um post anterior aqui no Blog).

À noite, na sessão solene, foi uma baita surpresa. Ter recebido a Medalha Tiradentes foi algo que eu realmente não esperava. Acho que fiquei meio sem reação quando falaram (nem me lembro quem foi) que eu ia receber. Agradeço muito pela condecoração pois, sem dúvida, é uma grande honra receber a Medalha Tiradentes, ainda mais aos 28 anos.

Momento em que recebi a Medalha Tiradentes do Cesar. Uma grande honra.

No sábado, um dia realmente intenso. Infelizmente, não consegui assistir a nenhuma das apresentações que gostaria. Mas fizemos a reunião da CNRI, onde atualizamos o nosso plano de ação para o período de 2011 a 2012 e, super importante, fizemos uma reunião da equipe de coordenação do contingente brasileiro no Jamboree Mundial da Suécia. Nessa reunião, todos ficaram conhecendo o desenho do enxoval (o distintivo teve um upgrade. Está incrível na minha opinião), repassamos os pontos da reunião que tive na Suécia e também fechamos a agenda e dividimos tarefas para a nossa reunião geral de adultos, em 12 de junho. Um destaque especial aqui para o Jonathan Govier, que participou das duas reuniões por skype!

O domingo também foi um dia de agenda cheia! O Núcleo Nacional de Jovens Líderes apresentou na plenária um vídeo sobre 10 anos de Rede Nacional de Jovens Líderes! Impossível não se emocionar!!!

Fizemos a apresentação do vídeo do Fórum Mundial de Jovens na plenária da Assembleia e também um outro vídeo com algumas fotos da Conferência. Quando acabou a sessão plenária, nova reunião, dessa vez o pontapé inicial e oficial para o II Moot Interamericano, que será realizado no Rio Grande do Sul em 2013/2014!!! Engraçado! No mesmo final de semana que apresentei pela última vez alguma coisa sobre a Conferência e o Fórum, já comecei a trabalhar com o Moot!!! Não para, não para, não para não!

Terminei o Congresso Nacional extremamente motivado para os próximos desafios que teremos pela frente!

Momento de rever grandes amigos. O difícil é coordenar pra sair na foto!

Conhecer o Enrico, meu mais novo sobrinho, também foi muito emocionante! E também descobrir de nunca deixar uma criança sob os "cuidados" do Rafael Macedo. Vejam que habilidade.

E aqui o vídeo do Fórum para quem ainda não viu!

Esse post foi publicado em Scouts e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para CNE 2011 – Um bate e volta em Brasília

  1. Luciana Timoszczuk disse:

    Parabéns! Parabéns! Parabéns!
    Sei que já te dei os parabéns pela medalha mas acredito que é sempre bom relembrar. Receber uma condecoração tão importante e com tão pouca idade é um marco na história escoteira do Brasil! Nada mais que merecido para uma pessoa que faz tanto pelo escotismo como você faz. Isso só serve para mostrar ao Brasil (e ao mundo) o que seus amigos já sabem… que você é um cara maravilhoso e que faz tudo perfeitamente bem. Obrigada por tudo que vc tem feito…
    Mas vai gostar de reunião heim!! Vc não para nunca?!
    Ps: realmente a foto mostrando o Macedo com uma criança no colo tá paracendo que ele é o pai da criança, e pai de primeira viajem!

  2. Ilvia disse:

    Ótima análise do Congresso! Foi bem produtivo mesmo. Eu nem preciso dizer o tamanho da minha emoção tanto pelos amigos, como pelo meu pai e o que foi feito pela lembrança da minha mãe. Me emociona muito ainda.
    Ah, e que bacana meu pai te entregando a medalha.🙂
    Beijocas

  3. Winder disse:

    Parabéns pela Tiradentes, Stuber. Com certeza merecidíssima. Pra galera da minha geração e principalmente pra mim, um cara do Direito, és um belo exemplo a seguir voluntária e profissionalmente.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

