Lonely Planet

Não posso começar meu Blog sem falar de Guias de Viagem. Meu primeiro contato com guias de viagem foi quando fui à Disney com meu pai. Na época eu tinha 10 anos, e me lembro que meu pai me comprou um desses guias só sobre a Disney. Em menos de uma semana eu tinha lido o Guia todo e, inclusive, planejado todas as atrações que eu gostaria de ver.

Mais tarde, quando comecei a mochilar, “adotei” o Lonely Planet como meu guia preferido. Costumo dizer que guia de viagem é como time de futebol: cada um tem o seu. Alguns preferem o Lonely Planet, outros o Frommers, outros o Rough Guides, e tem até gente que viaja simplesmente com o “Guia Visual da Folha”.

Mas o Lonely Planet, na minha opinião, é especialmente incrível, a começar pela sua própria história. Em 1972, Tony e Maureen Wheeler se conheceram num banco do Regent´s Park, em Londres, e um ano depois estavam casados. Eles queriam uma viagem de lua-de-mel, mas não uma viagem qualquer. Tony e Maureen queriam a viagem da vida deles. O objetivo : cruzar a Europa, a Ásia e chegar à Austrália. Tony tinha acabado de terminar seu MBA em economia e eles aproveitaram para pegar a estrada. O tamanho da conta: vários meses cruzando países e cada centavo do que tinham (muito bem) gasto. Como qualquer boa mochilada, era boa demais pra ficar apenas entre eles. Então eles sentaram na mesa da cozinha e começaram a escrever um guia independente, o Across Asia on the Cheap. Em apenas uma semana, 1500 cópiasforam vendidas. E assim estava armado o terreno para nascer o Lonely Planet, um dos maiores guias de viagens da história. Em 2007, eles venderam 75% da participação para a BBC que, especula-se, pagou 100 milhões de dólares pela compra. Claro que essa história tem muito mais detalhes e um monte de aventuras. Mas essa parte é mágica: sonhar em conhecer o mundo e tudo mudar depois disso.

Recentemente, Tony Wheeler esteve no Brasil. Ele deu uma entrevista para a Revista da Gol (onde revelou ter sido escoteiro na infância) e também a entrevista para o UOL que vocês podem acompanhar nesse link. Muito bacana!

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

